Você é o dono da sua vida e da sua carreira!

“Carreira e vida pessoal andam de mãos dadas, juntas, inseparáveis. Tom Peters, o famoso “guru” em Gestão de Projetos declarou: “qualquer mudança corporativa parte sempre de uma mudança pessoal”.

Portanto, temos de pensar num “projeto de vida” e não somente nas nossas questões profissionais. Somente nos sentiremos felizes se, uma e outra parte, nos estiverem a proporcionar prazer. E prazer envolve remuneração, reconhecimento, valorização, auto-desenvolvimento, auto-estima, relacionamentos, afectividade, lazer, etc.

Pense naquilo que você faz, já fez ou pretende fazer. Convido-o a traçar um rumo para os seus sonhos e transformá-los em acção.

1. Quem sou eu? – Esta é a pergunta básica para iniciar qualquer projecto de vida. Poucas pessoas pensam nas suas atitudes, ponderam sobre os seus pontos fortes e aqueles que precisam desenvolver, o seu propósito de vida ou a realização de sonhos. Faça uma avaliação honesta sobre si mesmo. Faça perguntas como: “o que é que eu gosto de fazer que faria até de graça?”, “O que é que me deixa impaciente, ansioso e pouco produtivo?”, “Tenho medo de quê?”, “Sou feliz hoje?”. A lista de perguntas é pessoal e intransferível, crie a sua e comece a traçar um perfil de quem é a pessoa que você é e, também, aquela pessoa que você quer vir a ser num futuro a definir.

2. Ponte para o futuro – Faça um pequeno exercício de visualização. Tente imaginar-se no futuro, a sua situação profissional, financeira, amorosa, familiar, de saúde e espiritual. Vá longe! Sonhe com a situação ideal! Imagine um futuro perfeitamente realizável. Faça um exercício sério sobre a sua vida no futuro e depois escreva no papel o que visualizou.

3. Relacionamentos – Crie um método para gerir os seus relacionamentos. Tenha o hábito de se comunicar com seus contactos, pode ser através de e-mail enviando algum artigo interessante, promovendo encontros, enfim; existem diversas maneiras de estar sempre na lembrança de quem o pode ajudar na sua carreira e na sua vida. Não seja interesseiro nem procure amizades somente com pessoas do alto escalão. Todos são importantes e têm algo a oferecer! Essa relação deve de ser de dois sentidos: você também deve ajudar os outros e ser um importante contacto na rede da outra pessoa.

4. Planeamento – Lembre-se de que temos de ter metas de curto, médio e longo prazo e que elas devem ser flexíveis. Nada de fechar a cabeça e depois dar “murros em ponta de faca”, porque as circunstâncias da vida mudam a todo instante, o que não significa que temos de deixar tudo ao acaso. O melhor caminho a seguir é aquele por onde primeiro, sabemos aonde queremos chegar. Planeamento é essencial.

5. Recursos disponíveis – Dedique uma atenção especial a esta questão, pois todos temos diferentes fases na vida. A vida de solteiro é muito diferente da vida de casado, que é diferente com filhos na faculdade, por exemplo. Dedique tempo e estudo a essa área. Recursos significa pensar não só em dinheiro mas em pessoas, colaboradores, funcionários, equipamentos e materiais necessários, etc.

6. Espere o imprevisível – Planear é óptimo, mas não espere um céu cor-de-rosa, pois as tempestades ocorrerão. A única certeza que existe é de que tudo pode mudar! Nada é estático, podemos perder o emprego, ter algum problema de saúde ou financeiro. Somos seres finitos, e sob certos aspectos muito sensíveis a chuvas e trovoadas. Riscos existem e devem ser geridos, muitos são previsíveis e podem ser evitados, mitigados, transferidos e até aceites com opções controladas. A questão é: como é que lida com o risco? Quais são aqueles que valem ou não a pena correr. Somente você tem a sua resposta.

Viver dá trabalho, não é fácil, mas fica ainda mais difícil sem qualquer tipo de planeamento. Que tal fazer agora o seu?

O Modelo DIVAS® é uma proposta de metodologia para ajudar a DEFINIR os seus objetivos, IMPLEMENTAR o seu projecto para os atingir, VERIFICAR se tudo está a correr conforme o previsto, AGIR e tornar concreto tudo o que foi planeado e, por fim, SATISFAZER os seus ideiais, definindo os resultados obtidos, comemorando e encerrando o projecto para assim, iniciar outro.

Como disse John Lenon… “A VIDA É O QUE ACONTECE ENQUANTO VOCÊ ESTÁ OCUPADO COM OUTROS PROJECTOS”

Abraão Dahis – “Espaço e Expressão”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s