Como se forma uma equipa perfeita

Já faz tempo que o mundo percebeu que a tradicional inteligência ou as competências técnicas dos indivíduos não chegam para construir uma boa equipa. A empatia, capacidade de nos relacionarmos com os outros, construirmos pontes e comunicarmos assertivamente são de longe as  competências mais importantes para se trabalhar em equipa. É evidente que temos de ter pessoas que consigam desempenhar a função que têm atribuída, mas é difícil perceber o que é mais importante, ou que nota de avaliação devemos dar a cada uma das componentes: social e técnica. E na minha opinião as empresas que tenho acompanhado preocupam-se demasiado com a parte técnica, deixando as competências sociais e a motivação dos seus colaboradores para os próprios gerirem ao sabor do simples ordenado ou em casos piores ao sabor do medo.

Apesar da constatação de que a empatia e inteligência emocional são fundamentais para os resultados, empresas e chefes tradicionais continuam a tentar formar equipas de génios na esperança que a soma de 1+1 seja no mínimo 2, ficando depois altamente surpreendidos quando não só não o conseguem como acabam por desmotivar os génios e ver ao lado equipas de medíocres a obter melhores resultados e a trabalhar em equipa de forma excepcional, em que o 1+1 é mesmo igual a 3 (ou mais).

Não que existam exactamente powerpoints e folhas de excel para provar que mais vale um medíocre emocionalmente disponível do que um génio insociável, mas lá se vão descobrindo gestores de equipas e verdadeiros líderes a levantar o tema. Recentemente partilharam comigo um texto sobre um tal “Project Aristotle” do Google, e se por várias razões não é empresa que eu idolatre, aqui fica o reconhecimento de que por outras tantas razões estão no bom caminho…

What Google Learned From Its Quest to Build the Perfect Team

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: