Auto-regulação (jovens)

“A auto-regulação associa-se a um desenvolvimento adaptativo ao longo da adolescência. A auto-regulação intencional desenvolve-se na segunda década de vida e tem uma função adaptativa cada vez mais importante, dando origem a um aumento do controlo cognitivo, que inclui a possibilidade de definição de objectivos a longo prazo, um maior sentido de um futuro pessoal (é reconhecida a dificuldade dos adolescentes em definir objectivos a longo prazo e a projectar-se no seu futuro, mas poderão sempre ser incentivados nesse sentido). A auto-regulação intencional tem a ver com a orientação das interacções com o meio físico e social, de modo a atingir os seus fins.

(…)

Regressando à nossa metáfora náutica, o adolescente tem de estar atento ao mar e às outras embarcações ou obstáculos; tirar partido do vento, da maré e da corrente ao mesmo tempo que é capaz de se proteger e, caso necessário, ser capaz de mudar de bordo e mesmo de rota se necessário.

Enquanto estas manobras não forem feitas com competência, o apoio da tripulação e do comandante (suporte social) são da maior importância; mas também aqui não faz sentido manter o marinheiro(a) em terra, amarrado a um cinto de salvação, parado na doca seca, à espera de crescer e ser capaz de navegar sem risco.”

Margarida Gaspar Ramos no livro “Adolescentes em navegação segura por águas desconhecidas

Disponível em: http://www.coisasdeler.pt/index.php?id_product=264&controller=product

e no wook: http://www.wook.pt/ficha/adolescentes/a/id/17044129

 

 

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