Consultoria e Formação Pedagógica

Há mais de 20 anos que individualmente ou integrado em projectos variados sou consultor/formador na área da gestão comportamental. Ao longo da minha carreira passei por várias funções de direcção de tecnologias de informação/telecomunicações e projectos de consultoria estratégica em grandes empresas como Portugal Telecom, Gestoprata, Randstad, Grupo Impresa, Tecnidata, MTS ou Sonafi.

O meu trabalho no desenvolvimento e gestão de serviços de suporte a clientes deu-me não só a perspectiva sempre presente de orientação para o cliente em todos os projectos, mas também a noção que tanto a equipa de suporte como restantes colaboradores são permanentes embaixadores da empresa, podendo por si só fazer a diferença entre uma empresa com elevado potencial de uma empresa com enorme sucesso.

Esta experiência adquirida permite-me conhecer, não só em ambiente de formação, mas principalmente na operação, as principais necessidades associadas ao desenvolvimento de colaboradores e equipas de uma empresa. Alinhando o discurso e presença a diferentes contextos, apoio uma enorme flexibilidade ao conhecimento prático que tenho por liderar, ao longo de vários anos, equipas de projetos e produtos. Este meu percurso paralelo de Gestor/Formador permite-me criar assim o alinhamento necessário entre a teoria e a prática, sendo amplamente reconhecida pelas organizações por onde tem passado a mais-valia na resolução de problemas de produtividade, motivação, comunicação e gestão de pessoas e projectos.

São várias as formações de gestão comportamental que desenvolvi e ministrei em muitos parceiros, sempre desenhadas à medida e adaptadas ao contexto de cada empresa e grupo de formandos. Sem nunca ter repetido uma formação tento sempre que possível reunir previamente com as empresas para que todo o conteúdo das formações seja preparado tendo em vista o objectivo específico da organização e as necessidades individuais dos formandos.

São vários os temas e que se tornaram as bases das formações mais recorrentes: Liderança; Gestão de Tempo/Reuniões; Negociação; Comunicação; Inovação; Gestão de Projetos; Customer Service/Delight.

Numa vertente mais individual tenho realizado intervenções, debates e formações em escolas e organizações diversas, para todos os targets etários, como sendo: Empregabilidade; Segurança Online; Eficácia Pessoal; Economia Pessoal; Fotografia Digital.

Alguns projectos de consultoria têm sido desenvolvidos por mim ao longo dos anos com feedback muito positivo, quer pelo envolvimento que provocam nos colaboradores das empresas, quer pelos resultados conseguidos em consequência. Sempre na perspectiva de ajudar a resolver um problema concreto na gestão de recursos humanos, num formato mais formal em sala de formação, no ambiente de dia-a-dia da empresa ou em ambiente outdoor, procuro com a realização de um prévio diagnóstico de cultura e clima empresarial, aumentar os níveis de comunicação interna, propor alteração de processos e organização com vista ao aumento de eficácia e eficiência, sempre na perspectiva humana de que é através dos seus quadros que as empresas podem atingir níveis de performance de excelência e uma elevada satisfação de todos os seus stakeholders: accionistas, colaboradores ou clientes.

Vários eventos desenvolvidos ou representados em exclusividade em Portugal por mim têm conseguido um impacto considerável nas organizações, mais uma vez na perspectiva de fato-à-medida com objectivos muito bem definidos e quantificáveis. Eventos preparados com muita antecedência e envolvimento da direcção da organização, contando sempre que necessário com a participação de parceiros externos de elevada competência e confiança, são desenvolvidos e realizados para criarem um elevado impacto nos participantes, ficando estes com novas referências e objectivos alinhados com a estratégia da organização. Alguns exemplos de programas usados como base para estes eventos:

O sucesso que tenho tido na consultoria e formação só tem sido possível porque as organizações com quem trabalhei sentiram efectivamente os resultados após as acções, não trabalho com preços ou serviços low-cost, não trabalho com conteúdos de outros nem repito acções em diferentes organizações. Mas mais do que tudo isto, a confiança cresceu porque sempre consegui ultrapassar as expectativas dos muitos e fieis clientes destes 20 anos de actividade.

Muito mais do que clientes e importantes referências, são parceiros fundamentais aqueles com quem tenho tido o previlégio de trabalhar e aprender ano após ano…

Fico à espera do vosso contacto, para uma simples troca de ideias, para um pedido pontual de ajuda ou para em conjunto desenvolvermos um programa especifico de consultoria e/ou formação particular ou para a vossa organização.


Contactos